ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E MUSICAL 5 DE MARÇO

Fundada em 05/03/1897 é uma instituição sem fins lucrativos considerada de Utilidade Pública Municipal Lei nº 724/2005 de 22/12/2005 e Utilidade Pública Estadual Lei nº 9996 de 10/01/2006 que mantém uma Escola de Musica com ensino gratuito e uma banda de musica formada por jovens na Cidade de Muritiba, no recôncavo baiano .
E-mail: filarmonicacincodemarco@bol.com.br e filarmonicacincodemarco@gmail.com



ACESSOS AO NOSSO BLOG:

acesso gratis

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cruz das Almas sediará maior evento científico do Recôncavo

A Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia, que acontece de 14 a 17 de setembro, em Cruz das Almas (BA), será o maior evento científico já realizado na região. Promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Reunião será realizada nas dependências da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e contará com mais de 200 atividades, divididas em três blocos: programação sênior, mirim e da terceira idade. O objetivo do evento é contribuir para o desenvolvimento sustentável dos municípios do Recôncavo.

A programação sênior, que deverá ter três mil inscritos, será voltada para professores, pesquisadores, estudantes de graduação e profissionais de diversas áreas. Serão realizadas 19 conferências, 20 mesas-redondas e cinco simpósios, nos quais participarão cientistas renomados de todo o País e gestores do sistema de ciência e tecnologia (C&T) municipal e estadual. “O objetivo desse bloco de atividades é difundir o conhecimento científico e tecnológico, nas mais diversas áreas, e também discutir políticas públicas em educação, e C&T”, explica o presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp.

Ele lembra que boa parte dos temas abordados será relativa aos aspectos econômicos e sociais da região, o que faz da Reunião um evento de interesse extra científico. “A SBPC acredita que a difusão do conhecimento científico é imprescindível para o desenvolvimento sustentável de qualquer município ou região; por isso procuramos estimular a participação de gestões locais e estaduais”, afirma. “Além disso, nessas reuniões, procuramos detectar os gargalos que dificultam esse desenvolvimento, de forma que possamos contribuir para minorá-los por meio do aprimoramento de políticas públicas”, ressaltou.

Atividades diversas – Durante o evento, também serão realizados quase 90 minicursos, metade no período da manhã e metade à noite. O objetivo desses minicursos é contribuir para a formação complementar de professores do ensino básico e técnico, mas, devido ao interesse pelos temas, estudantes e profissionais de outras áreas também poderão participar. A diversidade dos temas é grande: vai desde apicultura sustentável até uso das tecnologias de informação e comunicação na educação, capacitação em propriedade intelectual, técnicas de citogenética vegetal e noções de primeiros socorros.

Para o público juvenil, a programação da SBPC Mirim contará com uma grande variedade de oficinas. Serão mais de 60 atividades do gênero, que terão o objetivo de estimular o espírito crítico e desenvolver novas habilidades em estudantes do ensino médio. Os assuntos também serão bem diversificados: doenças sexualmente transmissíveis, administração de finanças, arte japonesa, esportes, leitura e produção de texto, doação de sangue, logística da informação etc. A programação contará ainda com cinco conferências e quatro mesas-redondas – boa parte relativa à educação no ensino médio. Para este bloco, está prevista a participação de cerca de três mil estudantes, oriundos da rede pública e privada de ensino de diversos municípios do Recôncavo.

Já a terceira idade contará com mais de 20 oficinas e conferências. Ambas as atividades abordarão assuntos importantes para a melhoria da qualidade de vida do idoso, tais como dentição na terceira idade, aspectos sociais e genéticos em doenças cardiovasculares, informática, memória, empreendedorismo, incontinência urinária, alongamento, nutrição, entre outros. A expectativa é beneficiar mais de 1,5 mil idosos, que integram grupos da terceira idade no Recôncavo.

Em paralelo à Reunião Regional da SBPC serão realizados ainda os seguintes eventos: IV Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia, IV Seminário Estudantil de Pesquisa da UFRB, IV Seminário da Pós-Graduação da UFRB e a 4ª Jornada Científica da Embrapa.

Como se inscrever: A Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia é aberta ao público e gratuita. A inscrição, que custa R$ 10,00 e pode ser feita no site do evento, é exigida apenas para aqueles que desejam se matricular em um dos minicursos. Mais informações no site www.sbpcnet.org.br/reconcavo/, onde também estará disponível a programação a partir de setembro.

Sobre a SBPC: A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos nem opção político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.
Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais. Conta com cerca de 90 sociedades científicas associadas e mais de 10 mil sócios individuais. Além de uma Reunião Anual, de âmbito nacional, a SBPC realiza diversos eventos regionais, com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico local. A Reunião Regional no Recôncavo da Bahia é o 32º evento de caráter regional que a SBPC realiza no País.
Related Posts with Thumbnails