ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E MUSICAL 5 DE MARÇO

Fundada em 05/03/1897 é uma instituição sem fins lucrativos considerada de Utilidade Pública Municipal Lei nº 724/2005 de 22/12/2005 e Utilidade Pública Estadual Lei nº 9996 de 10/01/2006 que mantém uma Escola de Musica com ensino gratuito e uma banda de musica formada por jovens na Cidade de Muritiba, no recôncavo baiano .
E-mail: filarmonicacincodemarco@bol.com.br e filarmonicacincodemarco@gmail.com



ACESSOS AO NOSSO BLOG:

acesso gratis

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

MURITIBA A NOSSA CIDADE


O inicio da colonização , eram três as nossas Capitanias : a da Bahia , a de Ilhéus e a de Porto Seguro , que se constituíam em verdadeiros latifúndios , onde funcionavam justiça própria e arrecadação de tributos feitos pelos donatários .

Devido as naturais dificuldades e temendo um fragoroso fracasso, D. João III reduziu os raios de ação a pequenos núcleos que mesmo assim foram se desenvolvendo com lentidão, e muitas outras praticamente desapareceram , em decorrência de ataques de Íncolas , ou então, conforme sabemos , de invasores estrangeiros , notadamente holandeses e franceses .

Foi a partir da criação da Província da Bahia , tendo Salvador como sede do Governo Geral do Brasil , e como primeiro mandatário , conforme sabemos , Thomé de Souza , que a vida municipal propriamente dita começou , havendo sido solenemente instalada a cidade de Salvador no dia 13 de junho de 1749 . Foi portanto, Salvador , o primeiro município brasileiro . Naqueles tempos , existiam apenas as Vilas de Ilhéus e Porto Seguro , e diversos focos de povoamento ao longo da costa baiana .

A colonização das terras fertilíssimas e mais produtores de cana de açúcar , foi se estendendo , mais notadamente nas margens dos rios navegáveis como o Paraguaçu por exemplo , onde se situavam as terras da antiga Capitania de Antonio Dias Adorno, onde abriam estradas e onde surgiram as povoações de Cachoeira , do seu lado Ocidental , São Félix , e subindo um pouco mais , Muritiba , que nasceu sob a invocação de São Pedro Velho do Monte da Muritiba , cuja freguesia foi criada em 1705 por Sebastião Monteiro de Vide , 5º Arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil .

Qual a origem do nome Muritiba ? É um questionamento que muitos já fizeram .

Segundo o ilustre muritibano Anfilôfio de Castro ,( no registro do seu nascimento, na grafia antiga aparece como Amphilophio Fernando de Castro ) no livro História e Estrela de Muritiba, o nome se originou por causa de existência , em abundância naquela época, de uma palmeira chamada Boritiba , redundando-se na corruptela Moritiba ou Muritiba , conforme grafamos atualmente .

Essa espécie de palmeira , acrescentamos , é encontrada desde o Pará até São Paulo , onde é chamada de buritizeiro , muriti , muruti e pissandó . Desconhecemos porque ficou praticamente extinta entre nós e realmente a tese de Anfilófio é verdadeira.

Nos conta entretanto o renomado antropólogo indianista santamarense Theodoro Sampaio , no seu precioso livro O Tupi na Geografia Nacional , que o nome Muritiba é a variação deturpada do vocábulo indígena merutyba , que traduzindo para o vernáculo quer dizer , o mosqueiro , mosca em abundância . Aliás , esta última versão é a que vingou pois quando da promulgação da Lei Municipal nº 100 de 01/07/1955 pelo então Prefeito Dr. Waldir Almeida , que criava o Brasão e Armas da Cidade, encimado ao dístico latino ASCENDIT FUNMUS AROMATUM , - subir o odor do aroma - , numa alusão ao plantio do fumo como fator preponderante da economia muritibana , temos , quatro (4) torreões num escudo azul semeado de moscas de prata , não como símbolo de sujeira , de imundície , como pode facilmente ser confundido mas , como prova requívoca da fertilidade do solo muritibano e a abundância de fruteiras , destacando-se ai a famosa , nutriente e injustiçada jaca , cujo fruto , não obstante o aspecto grosseiro , possui enorme valor protéico .
O tráfico do ouro , o comercio do açúcar – depois o círculo do tabaco - , que transformou a Cachoeira num formidável entreposto comercial , sendo, portanto , elevada à categoria de Vila nos idos de 1699.

Em 1823, no ano dos combates épicos do 2 de Julho , quando estiveram empenhados nas lutas significativo número de muritibanos , destacando-se entre esses o denodado Major José Antonio da Silva Castro , o Periquitão , pai de D. Clélia , mãe do Poeta Castro Alves , naquele ano , repetimos , a Bahia possuía apenas 31 municípios , destacando-se no Recôncavo , além da Cachoeira , Maragojipe , Santo Amaro e São Francisco .


Quando era Governador da Bahia o Dr. Antonio Muniz de Aragão , a Muritiba passou à Categoria de Vila , mediante Lei nº 1.349 de 8 de agosto de 1919 . Três anos depois , no governo do Dr. José Joaquim Seabra, coincidentemente no mesmo mês agosto , no dia 3 do ano de 1922 , através da Lei nº 1.652, a Muritiba era elevada a categoria de cidade e possuía , segundo o IBGE , 21.350 habitantes , enquanto São Félix , da qual foi emancipada , possuía 12.723 habitantes .
Related Posts with Thumbnails