ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E MUSICAL 5 DE MARÇO

Fundada em 05/03/1897 é uma instituição sem fins lucrativos considerada de Utilidade Pública Municipal Lei nº 724/2005 de 22/12/2005 e Utilidade Pública Estadual Lei nº 9996 de 10/01/2006 que mantém uma Escola de Musica com ensino gratuito e uma banda de musica formada por jovens na Cidade de Muritiba, no recôncavo baiano .
E-mail: filarmonicacincodemarco@bol.com.br e filarmonicacincodemarco@gmail.com



ACESSOS AO NOSSO BLOG:

acesso gratis

domingo, 24 de janeiro de 2010

BAIANA DO ACARAJÉ


Na edição da última quarta-feira, 20 de janeiro, do Diário Oficial da União traz a sanção presidencial para quatro leis que criam novas datas comemorativas no calendário brasileiro. Dentre essas, o Dia Nacional da Baiana de Acarajé, a ser celebrado em 25 de novembro.
Desde 2004, a profissão daquelas que se dedicam a fazer e vender a tradicional iguaria nas ruas das cidades do estado da Bahia, em especial, foi regulamentada. Assim como, também, o ofício já foi registrado como bem cultural de natureza imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O acarajé, que surgiu como oferenda nos terreiros de Candomblé, é atualmente vendido por cerca de cinco mil baianas na capital soteropolitana. No ano passado, elas foram homenageadas com a inauguração do Memorial da Baiana de Acarajé, em Salvador, que apresenta a tradição e a história do ofício.
Related Posts with Thumbnails