ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E MUSICAL 5 DE MARÇO

Fundada em 05/03/1897 é uma instituição sem fins lucrativos considerada de Utilidade Pública Municipal Lei nº 724/2005 de 22/12/2005 e Utilidade Pública Estadual Lei nº 9996 de 10/01/2006 que mantém uma Escola de Musica com ensino gratuito e uma banda de musica formada por jovens na Cidade de Muritiba, no recôncavo baiano .
E-mail: filarmonicacincodemarco@bol.com.br e filarmonicacincodemarco@gmail.com



ACESSOS AO NOSSO BLOG:

acesso gratis

domingo, 27 de setembro de 2009

SECULT-BA IMPLANTA MICROCRÉDITO CULTURAL EM 12 CIDADES DO RECÔNCAVO

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em parceria com o Desenbahia, Sebrae e as Prefeituras Municipais da região do Recôncavo baiano, vai estender o Credibahia para 12 cidades do território. Esse tipo de financiamento já existe em Salvador há quase dois anos e, como obteve bons resultados, será ampliado para outras cidades. A implantação do programa deve acontecer até o final deste ano. Os interessados poderão solicitar o microcrédito nas agências do Credibahia administrada pela Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esportes (Setre), das cidades de Cabaceiras do Paraguaçu, Cruz das Almas, Castro Alves, Governador Mangabeira, Muritiba, Maragojipe, Nazaré das Farinhas, São Sebastião do Passe, Saubara, Santo Antonio de Jesus e Santo Amaro.

Nos dias 25, 29 e 30 de setembro e durante o mês de outubro serão realizadas Conferências Municipais de Cultura que vão discutir novas políticas públicas para a área cultural. Entre elas, está o programa de microcrédito para artistas empreendedores, o Credibahia Cultural que pela primeira vez chega a outros municípios baianos. Serão 20 conferências realizadas nas cidades do Recôncavo baiano, em que será apresentado aos artistas locais o programa de incentivo à cultura. Estarão presentes nos encontros, o representante territorial da Secult-Ba no território do Recôncavo, Hugo Guarilha, dirigentes de cultura dos municípios, representantes do executivo e legislativo municipais, representantes do Fórum Estadual de Dirigentes de Cultura e o Conselho Gestor do Território, representantes regionais do Credibahia e a associação de artistas locais para esclarecer possíveis dúvidas a respeito do programa.

“Credibahia Cultural é um programa inovador que contempla os microempreendedores culturais que encontram dificuldade em adquirir empréstimos em instituições financeiras tradicionais em função da burocracia exigida. O programa visa à geração de emprego e renda e, possibilita aos clientes qualificação, inclusive, gerencial através do Sebrae”, conta Norma Dias.

O financiamento para pequenos artistas oferece empréstimos com taxa de juros de 1,8% ao mês para aqueles que desejam ter um negócio próprio, porém não têm como comprovar renda. Primeiro é oferecido um empréstimo de pequeno valor e, após a quitação deste, o empreendedor poderá solicitar um outro em um valor superior. Ao solicitar um novo crédito a taxa de juros é reduzida para 1,5% ao mês. A forma flexível de quitar o débito com parcelamentos e a juros abaixo da taxa cobrada no mercado é o que torna o financiamento diferente dos demais oferecidos por instituições financeiras.

“Eu gosto muito do financiamento Credibahia, porque as parcelas têm o valor que consigo pagar sem preocupação”, conta Celeste Fradique. Artista plástica, que trabalha com pintura em tecidos há cerca de dez anos, ela ficou sabendo do programa através de propagandas, já renovou o financiamento pela quinta vez para investir em novos materiais e está quitando o empréstimo com parcela de juros reduzida.

O programa ainda não completou dois anos, mas já são 34 artistas que possuem o crédito de incentivo à cultura. A liberação do crédito tem como pré-requisito que o artista empreendedor tenha no mínimo seis meses de trabalho com atividades ligadas à cultura e renda suficiente para quitar as parcelas do financiamento no devido tempo.
Related Posts with Thumbnails