ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E MUSICAL 5 DE MARÇO

Fundada em 05/03/1897 é uma instituição sem fins lucrativos considerada de Utilidade Pública Municipal Lei nº 724/2005 de 22/12/2005 e Utilidade Pública Estadual Lei nº 9996 de 10/01/2006 que mantém uma Escola de Musica com ensino gratuito e uma banda de musica formada por jovens na Cidade de Muritiba, no recôncavo baiano .
E-mail: filarmonicacincodemarco@bol.com.br e filarmonicacincodemarco@gmail.com



ACESSOS AO NOSSO BLOG:

acesso gratis

domingo, 25 de setembro de 2011

Colorindo o Recôncavo


Projeto Recongraffiti promove circuito de oficinas e intervenções
 de graffiti em três cidades do Recôncavo Baiano



Levar a arte do graffiti para cidades do interior da Bahia sempre respeitando suas características patrimoniais, formar novos públicos e presentear as comunidades com uma nova atmosfera de cores e imagens são os principais objetivos do Projeto Cultural Recongraffiti, que percorre de 04 a 16 de outubro as cidades de Cachoeira, Muritiba e Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. Voltado para estudantes, artistas e pessoas que residem nestas cidades, o projeto visa também estimular o potencial criativo dos participantes através das oficinas e intervenções de graffiti, incentivar a promoção da cultura e da arte, como também o surgimento de novos talentos locais.

Relacionado ao modo de conviver em sociedade e uma forma de comunicação dentro do espaço urbano, durante muito tempo o graffiti foi um assunto irrelevante ou mesmo marginal. Atualmente é uma vertente das artes visuais de grande expressão, mais especificamente da street art ou arte urbana – onde o artista re-significa espaços públicos, através de linguagem intencional para interferir na cidade.

O Recongraffiti levará a cada uma das localidades por onde passar três dias de graffiti, bate-papo, exposição de fotos e exibição de vídeos sob a coordenação do artista visual Marcos Costa, idealizador do projeto e um dos nomes de maior evidência na cena atual do graffiti baiano. Sua versátil pintura é responsável pela produção de murais e Oficinas de Arte em diversas instituições culturais de Salvador. Entre eles, o painel exposto no foyer do Cirque Du Soleil (2010), mural em homenagem ao Centenário de Jorge Amado na Biblioteca Monteiro Lobato (2011), além de atuar como cenógrafo, ilustrador e arte-educador em projetos socioeducativos.

No primeiro dia de oficina os participantes conhecerão as origens dessa cultura e seu surgimento aqui no Brasil, técnicas e estilos de graffiti. Neste mesmo dia, o facilitador irá realizar uma dinâmica com o grupo onde o foco é a cidade em que vivem e como interagem com ela, e a partir daí, surgirão os temas dos desenhos: “A intenção é trazer histórias do cotidiano para os murais, criando boas composições”, explica Costa. Já no segundo e terceiro dia de atividades, os alunos partirão para experimentação com tinta spray, fornecida pela organização do evento, e por em prática técnicas e estilos de graffiti e pintura básica.

A conclusão da oficina será com a pintura de um muro previamente autorizado, com as temáticas trabalhadas nos dias anteriores e com participação de todos os alunos. As vagas para as oficinas são limitadas, sendo 30 para cada cidade e as inscrições realizadas através do emailrecongraffiti@hotmail.com, contendo nome, RG e a cidade de interesse da pessoa. Todo o processo criativo vivenciado durante o período de atividades nas três cidades e o resultado das intervenções será registrado, e dará origem ao catálogo de fotos, produto final do projeto, com tiragem de 1.500 exemplares e distribuição gratuita.

O Recongraffiti é um projeto contemplado pelo Calendário de Apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia e conta com uma extensa rede de parceiros no Recôncavo e em Salvador: Direc 31 (Santo Amaro), Restaurante Doces e Delícias (Cachoeira), Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo de Cachoeira e Santo Amaro, Secretaria Municipal de Educação Esporte e Lazer (Santo Amaro), Secretaria Municipal de Comunicação (Santo Amaro), Filarmônica 5 de Março (Muritiba), Associação Ginásio Castro Alves Muritiba (Muritiba) e Estúdio Mundo (Salvador).

Oficina de Graffiti Cachoeira

Local: Fundação Hansen - Rua 13 de Maio, nº 13, Centro.
Dias: 04, 05 e 06/10/2011
Horário: das 8h às 12h

Oficina de Graffiti Muritiba

Local: Escola Polivalente de Muritiba – Rua Júlio Borges, s/n, Centro

Dias: 08, 09 e 10/10/2011
Horário: das 8h às 12h

Oficina de Graffiti Santo Amaro
Local: Escola Municipal Stella Mutti – Praça da Purificação, s/n, Centro
Dias: 13 14 e 15/10/2011
Horário: das 8h às 12h
Related Posts with Thumbnails