ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E MUSICAL 5 DE MARÇO

Fundada em 05/03/1897 é uma instituição sem fins lucrativos considerada de Utilidade Pública Municipal Lei nº 724/2005 de 22/12/2005 e Utilidade Pública Estadual Lei nº 9996 de 10/01/2006 que mantém uma Escola de Musica com ensino gratuito e uma banda de musica formada por jovens na Cidade de Muritiba, no recôncavo baiano .
E-mail: filarmonicacincodemarco@bol.com.br e filarmonicacincodemarco@gmail.com



ACESSOS AO NOSSO BLOG:

acesso gratis

sábado, 30 de julho de 2011

IRMANDADE DA BOA MORTE SERÁ TEMA DO 'CONVERSANDO COM A SUA HISTÓRIA'

A Irmandade da Boa Morte será tema, nesta segunda-feira (1º), a partir das 17h, da aula de abertura do segundo semestre deste ano, do Curso Conversando com a sua História, ministrado pelo Centro de Memória da Bahia, da Fundação Pedro Calmon, órgão vinculado Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). 
Com participação gratuita, a aula terá como tema “Senhoras da Morte: ancestralidade africana e culto à Virgem Maria no Recôncavo Baiano” e será ministrada pelo professor Luís Cláudio Nascimento na sala Kátia Matoso da Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, em Salvador. Os interessados podem se inscrever das 9h às 17h pelo telefone 3117-6067 ou pelo email cmb.fpc@fpc.ba.gov.br. Aqueles que mantiverem 75% de presença ao longo do curso receberão certificado de participação.
Criador do blog ‘Cachoeira On Line’, espaço que publica fatos do cotidiano, história e cultura da cidade de Cachoeira, Luís Cláudio Dias do Nascimento, mais conhecido como Cacau Nascimento, é licenciado em História, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e mestre em Estudos Étnicos e Africanos, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). O professor apresentará pesquisa realizada desde 1979 e enfocará os aspectos africanos do ritual religioso da Irmandade da Boa Morte, mostrando o processo de descentralização e retrocesso da cultura afro-religiosa e da identidade africana do Recôncavo.
Promovido desde 2002, o curso Conversando com sua História oferece aulas gratuitas ministradas por diferentes historiadores e pesquisadores, ampliando olhares e perspectivas sobre aspectos relevantes da história da Bahia. O tema da próxima aula, que acontecerá no próximo dia 8 de agosto, será “Patrimônio etnográfico e arqueológico dos terreiros de Candomblé de Salvador”, ministrado pelo professor Ademir Ribeiro Junior. 
Fonte Agecom 
Related Posts with Thumbnails