ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E MUSICAL 5 DE MARÇO

Fundada em 05/03/1897 é uma instituição sem fins lucrativos considerada de Utilidade Pública Municipal Lei nº 724/2005 de 22/12/2005 e Utilidade Pública Estadual Lei nº 9996 de 10/01/2006 que mantém uma Escola de Musica com ensino gratuito e uma banda de musica formada por jovens na Cidade de Muritiba, no recôncavo baiano .
E-mail: filarmonicacincodemarco@bol.com.br e filarmonicacincodemarco@gmail.com



ACESSOS AO NOSSO BLOG:

acesso gratis

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Filarmônicas baianas serão capacitadas em gestão

Músicos vão receber orientações também sobre prestação de contas e elaboração de projetos, entre outros temas
Os compassos de 183 filarmônicas baianas serão executados com perfeição cada vez maior. Agora, além do talento dos músicos que as integram, as filarmônicas receberão capacitações para uma boa gestão de seus recursos. Trata-se do Programa de Fomento às Filarmônicas, iniciativa do governo do estado, por meio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

O Sebrae entra na parceria com capacitações relativas à gestão. O primeiro de quatro encontros foi realizado no dia 30/09/2010, no auditório Orlando Moscozo, na sede do Sebrae Bahia, em Salvador.

Na ocasião, Roberval Rocha, gestor da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), e Ivan Ornelas, coordenador de convênios da Funceb, falaram sobre o procedimento de prestação de contas de recursos públicos. Isso porque o Programa de Fomento às Filarmônicas vai liberar recursos na ordem de R$ 6 milhões, para que os grupos possam comprar instrumentos, fardamentos, acessórios e equipamentos, entre outras necessidades elencadas a partir das prioridades levantadas.

Em uma primeira etapa, serão contempladas 89 filarmônicas. Os quatro encontros de capacitação, que estão programados até o início de dezembro, abordarão temas como gestão cultural, elaboração de projetos e financiamento cultural. De acordo com Gilberto Monte, diretor de música da Funceb, a ideia do programa é que eles possam receber direcionamentos para administrarem bem os recursos repassados e também buscar novas fontes, de maneira que as filarmônicas possam tornar-se sustentáveis por si só.

Nesse contexto, Gilberto destacou a parceria com o Sebrae para capacitar as filarmônicas. “Estamos trabalhando com grupos dos 26 territórios de identidade da Bahia. As filarmônicas têm uma força social muito grande, principalmente em municípios menores. Então, é fundamental essa união para que possamos dar a conjuntos musicais as ferramentas necessárias para eles se desenvolverem por conta própria”.

A gestora do projeto de cultura pelo Sebrae Bahia, Laira Lopes, explicou que ações, em um primeiro momento, vão envolver 89 filarmônicas. “Esse primeiro encontro reuniu todas elas. Mas, a partir do segundo, o grupo será dividido em duas turmas”, afirmou. Segundo Laira, o Sebrae entra no papel que é de sua expertise, ou seja, capacitações para o desenvolvimento sustentável de empreendimentos culturais, no caso, as filarmônicas de diversas regiões da Bahia.
Por: Carlos Baumgarten
Fonte: Agência Sebrae de Noticias
Related Posts with Thumbnails