ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E MUSICAL 5 DE MARÇO

Fundada em 05/03/1897 é uma instituição sem fins lucrativos considerada de Utilidade Pública Municipal Lei nº 724/2005 de 22/12/2005 e Utilidade Pública Estadual Lei nº 9996 de 10/01/2006 que mantém uma Escola de Musica com ensino gratuito e uma banda de musica formada por jovens na Cidade de Muritiba, no recôncavo baiano .
E-mail: filarmonicacincodemarco@bol.com.br e filarmonicacincodemarco@gmail.com



ACESSOS AO NOSSO BLOG:

acesso gratis

sábado, 25 de setembro de 2010

NOVO PORTAL DA FILARMÔNICA INSPIRA MURITIBANO

O novo portal da Filarmônica Cinco de março trouxe para o Muritibano Nelson Brito recordações que ele expressa no texto abaixo:
“Que bom para nós muritibanos ver o renascer do novo site da Filarmônica Cinco de Março”.
O site ressurge como o pássaro Fênix, com toda a força e com mais uma ferramenta de cultura da nossa terra.
Desta vez fortalecendo a preservação dos nossos valores culturais e com sua riqueza de informações, vai formatando um novo livro da história de muritiba.
Para os muritibanos da geração atual, a oportunidade de mergulhar no túnel do tempo e reviver fatos da juventude. Da mesma forma esta dando uma valiosa contribuição para as gerações futuras.
O site apresenta à filarmônica, expondo as suas entranhas para que cada um de nós forme seu juízo de valores.
A Filarmônica Cinco de Março é como o pássaro fênix, carregando em suas asas a responsabilidade de: formar; preservar; fazer inclusão social; trazer alegria; contar a história do município; etc.
Por estas qualidades entendo que Filarmônica Cinco de Março é um Patrimônio Cultural e Imaterial da Nação.
Precisamos envidar esforços no sentido deste reconhecimento a nível: Municipal; Estadual e Federal. Mesmo que os nossos pedidos envelheçam nas gavetas da burocracia e padeçam da insensibilidade política dos governantes.
Vai daqui um apelo. Vamos ajudar a Cinco de Março a continuar escrevendo a história da nossa terra.
Vamos trazer para a nossa Cinco de Março fatos que marcaram a história, por mais hilariantes que sejam.
Lembro-me que no ano de 1963. Os jovens estudantes do Ginásio Castro Alves pregaram uma peça no nosso saudoso Zé Domingo. O Mestre estava lecionando a sua aula de português em substituição ao magnífico Professor Manoel Borges que estava de licença médica.
Pois é minha gente, o puro Prof. Zé Domingos deixou o seu fusca comprado com financiamento da Caixa Econômica desengrenado e com a direção livre.
Isto foi o suficiente para os jovens estudantes darem um susto no Zé.
Quando o Zé saiu da aula e se aprontou para ir para casa, ao chegar do lado de fora do ginásio não encontro o fusquinha.
O desespero tomou conta da sua mente. Muritiba até então era uma cidade pacata.
O nosso Zé saiu com destino à delegacia e os estudantes a acompanhar em seu trajeto desesperador. Porém antes de chegar à delegacia o carro estava estacionado numa rua próxima. Gargalhadas e lá se foi o Zé a despejar a sua indignação com palavras educativas rebuscadas no dicionário da língua portuguesa.
Caso este texto chegue ao conhecimento dos meus amigos de infância, com toda certeza vão sentir dentro da história como protagonista ou como platéia.
Belos tempos do banho nas fontes dos: padres e do caquente, há muito tempo esta abandonada e se acabando sem que ninguém se sensibilize, para sua preservação.
Os nossos antepassados purgam e agonizam pedindo clemência para esta situação.
È parte da nossa história que esta morrendo.
Vamos aproveitar o site para historiar os nossos grandes mestres, baluartes da nossa educação.
Vamos homenagear a guerreira da educação de muritiba, a Professora Autinha que mantinha uma escola e posterior um ginásio, celeiro de grandes valores da nossa terra. Vamos homenagear o Sr. Anselmo professor de quadrinhas juninas e de violão. Vamos homenagear o professor Manoel Borges e outros mais que ajudaram a construir a história de muritiba.
Vamos trazer para a passarela tudo que for de bom para o enriquecimento da história de muritiba.
Vamos mergulhar no site e ter o prazer de rememorar e ficar sabendo dos fatos históricos e culturais da nossa terra.
Vamos da um abrigo digno para o nosso pássaro fênix que é a Filarmônica Cinco de Março.
SALVE, SALVE A 5 DE MARÇO.
MAIS SALVE MESMO, AJUDANDO A RECONSTRUÇÃO DA SUA SEDE.
Related Posts with Thumbnails