ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E MUSICAL 5 DE MARÇO

Fundada em 05/03/1897 é uma instituição sem fins lucrativos considerada de Utilidade Pública Municipal Lei nº 724/2005 de 22/12/2005 e Utilidade Pública Estadual Lei nº 9996 de 10/01/2006 que mantém uma Escola de Musica com ensino gratuito e uma banda de musica formada por jovens na Cidade de Muritiba, no recôncavo baiano .
E-mail: filarmonicacincodemarco@bol.com.br e filarmonicacincodemarco@gmail.com



ACESSOS AO NOSSO BLOG:

acesso gratis

terça-feira, 31 de agosto de 2010

PROJETO DE RECONSTRUÇÃO DA SEDE E REVITALIZAÇÃO DA FILARMÔNICA 05 DE MARÇO

A campanha iniciada pelos muritibanos Nelson Brito, Witemberg Pires Pedreira,Arquimedes Costa, Luis Augusto e tantos outros que a cada dia tem formado fileiras através da internet, na convocação de novas pessoas para juntos buscarem soluções para conclusão da reconstrução da sede da Filarmônica 05 de Março tem despertado uma onda de solidariedade , saudosismo e reflexão pela atual situação que o município de Muritiba se encontra. No último e-mail postado Nelson Brito nos faz o seguinte relato:
“Poucas vezes retornei à Muritiba vi que sou parte responsável pelo estado em que se encontra o nosso município.Neste dois últimos anos estive em Muritiba por ocasião da festa do Senhor do Bonfim.
No ano de 2009 assisti prazeirosamente a apresentação das nossas duas gloriosas filarmônicas. Oportunidade que constatei que elas continuam mantendo suas tradições com o seu excelente trabalho musical e mais ainda com um trabalho de inclusão social de jovens filhos da terra através da música.
Pois é caros muritibanos, estas crianças estão nas filarmônica executando as partituras musicais juntamente com os adultos músicos. Isto me encheu de alegria, pois esta crianças estão procurando através do aprendizado musical, não só uma atividade de lazer, mais também uma perspectiva de profissionalização.
Revigorado com que via no ano passado retornei este ano para Festa do Bonfim. Senti uma forte agressão emocional, ao ver o que fizeram com a nossa saudosa praça. Totalmente descaracterizada. Voltei para o lado da igreja e vi que as filarmônicas estavam se apresentando na calçada com seu músicos sentados em cadeiras plásticas. Por lado via a sede da filarmônica em processo de reconstrução estagnado por falta de recursos.
Naquele momento voltei ao túnel do tempo. Lembrei da minha infância acompanhado as bandas desfilares pelas ruas da cidade, tocando seus famosos dobrados.A Lira Popular Muritiba com o dobrado Petrônio Gomes e a Cinco de Março com o dobrado 220 e lá estávamos nós ainda criança, a marchar junto as mesmas, acalentando sonhos de uma vida melhor para todos nós.
Nas minhas lembranças viajei mais um pouco para minha fase adulta.Já aqui em salvador por ocasião do lançamento do disco de Lui no Teatro Castro Alves e até hoje tenho o seu LP. Lembrei-me da sua música Vôo Rasante e sinceramente naquela ocasião, para pessoas que amam os valores da sua terra "o riso de perde na face".
Esta emoção não foi sentida somente pela minha pessoa. Vi no depoimento do nosso amigo de infância Luiz Augusto, que capturei pela internet, a indignação pelas coisas que estavam acontecendo e me senti na obrigação de me aliar a ele, naquele seu brado de revolta.
Sinceramente me defino como um "caboclo sonhador" (Flavio José) "sem lenço e sem documento" (Caetano Veloso) "voando olhando as gaivotas. Cortando os ventos, entre o céu e o mar, lá no horizonte, extravasar" (Lui Muritiba) o meu grito de guerra. Inspirado na idéia uma caminhada super partidária, com a colaboração de todos os segmentos da comunidade. Nela não tem lugar "o disse me disse, nem do chove não molha", esta é uma "caminhada na base do amor" e só assim poderemos atingir os nossos objetivos.
Daqui por diante desejo e peço a todos os muritibanos que tomem conhecimento do movimento, que tenham a postura de Arquimedes; Edgar Abbeusen; Fabão; Heitor; José Carlos; Luiz Augusto; Marco Oliveira; Marise Caribé e Witemberg, que seguissem os seus exemplos dando retorno ao nosso chamamento. Pois isto é muito importante para a nossa campanha.
Não vale o chove não molha, dizendo a Paulo José, você tem o meu apoio. Este apoio precisa ser materializado através do depósito da contribuição em conta bancária da CINCO DE MARÇO, mesmo pelo valor mínimo e sua comunicação através de e-mail, para então, divulgarmos para a comunidade através do site, quem esta apoiando a causa. "
Foto:Arquivo
Related Posts with Thumbnails