ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E MUSICAL 5 DE MARÇO

Fundada em 05/03/1897 é uma instituição sem fins lucrativos considerada de Utilidade Pública Municipal Lei nº 724/2005 de 22/12/2005 e Utilidade Pública Estadual Lei nº 9996 de 10/01/2006 que mantém uma Escola de Musica com ensino gratuito e uma banda de musica formada por jovens na Cidade de Muritiba, no recôncavo baiano .
E-mail: filarmonicacincodemarco@bol.com.br e filarmonicacincodemarco@gmail.com



ACESSOS AO NOSSO BLOG:

acesso gratis

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

MURITIBA A NOSSA CIDADE. UM POUCO DE HISTÓRIA NOS SEUS 91 ANOS DE EMANCIPAÇÃO (08/08/2010)

Recordando o passado Muritiba teve o seu inicio com a vinda de Exploradores Portugueses e Jesuítas da Companhia de Jesus , Em 1559 , que atingiram as regiões de Cachoeira e São Felix , escalando a serra que margeia o Rio Paraguaçu , alcançaram o planalto da margem direita e fundaram uma povoação que recebeu o nome de Buritiba , iniciando- a com a construção de um Templo e Convento .
1575 – Inaugurado o Arraial
Em 1640, Inaugurou-se o novo Templo dedicado a São Pedro , onde hoje é a atual Matriz.
1705 – Criação da Freguesia
A Paróquia de São Pedro exerceu papel relevante na formação da nossa comunidade.
Em 1757, de acordo com o Documento de Nº 2666 do Arquivo da Marinha e Ultramar de Lisboa e assinado pelo então Vigário Romualdo Ferreira Vilas-Boas a Freguesia de São Pedro do Monte da Muritiba ia do Porto de São Felix , Incluindo a Capela do Santo do mesmo nome, até 80 Léguas para dentro , atingindo o Rio Grande das Contas e limitava-se à direita pela Freguesia de Nossa Senhora do Desterro do Outeiro Redondo À esquerda pela Freguesia de Santo Estevão E em frente pela Freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira.
A 14 De Março De 1847 , Nasce na Fazenda das Cabaceiras aquele que seria o maior Poeta Brasileiro de seu tempo Antonio Frederico De Castro Alves.
Conta a Historia que em 6 de novembro de 1859 Sua Majestade o Imperador D. Pedro II , hospedou-se em nossa Cidade e bebeu inclusive um copo de água da Fonte dos Padres, que muitos anos abasteceu Muritiba e que hoje se encontra abandonada.

Em 1880 , Nasce na Fazenda Cobocó em Laranjeiras , Clementino Rocha Fraga , autor de vários livros e Cientista de renome.
Até o ano de 1889 , Muritiba pertencia ao Município de Cachoeira , tendo participado ativamente das lutas da Independência com um grande número de Muritibanos , destacando-se o Major José Antonio da Silva Castro , avô do Poeta Castro Alves , que era conhecido com o nome de “Periquitão” , organizado por ele , subia a 700 homens . Um deles , e por sinal dos mais valentes, descobriu-se depois que era mulher. Maria Quitéria , o seu nome!
Em 1889 , por Decreto assinado pelo Governador da Bahia , Dr. Manoel Vitorino , São Felix Foi desmembrada do Município de Cachoeira , figurando Muritiba como Distrito de São Felix.
1897 – 05 de Março , Fundação da Associação Educacional E Musical 5 De Março , pelos senhores SEVERIANO FELIX DA SILVA , ARGEMIRO SACRAMENTO , PEDRO DE ALMEIDA , JOÃO BORGES DOS SANTOS , VIRGILIO GIBAUT , ANTONIO SILVA SANTOS VULGO PERNAMBUCO E EUFROSINO SANTANA. Os primeiros instrumentos foram oriundos das extintas sociedades musicais “ Bom-fim “ , “ São João “ e “ Comércio” .

Fotos: Arquivo Filarmônica 5 de março

Pesquisa: Prof. Paulo José de Jesus de Almeida Alves

Related Posts with Thumbnails