ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E MUSICAL 5 DE MARÇO

Fundada em 05/03/1897 é uma instituição sem fins lucrativos considerada de Utilidade Pública Municipal Lei nº 724/2005 de 22/12/2005 e Utilidade Pública Estadual Lei nº 9996 de 10/01/2006 que mantém uma Escola de Musica com ensino gratuito e uma banda de musica formada por jovens na Cidade de Muritiba, no recôncavo baiano .
E-mail: filarmonicacincodemarco@bol.com.br e filarmonicacincodemarco@gmail.com



ACESSOS AO NOSSO BLOG:

acesso gratis

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

DECLARAÇÃO DE AMOR A TERRA - Por: Nelson Brito

Hoje é um dia que me sinto imensamente feliz.

Vejo a começar germinar uma pequena semente plantada com o objetivo de reerguer parte dos valores culturais da terra em que nasci (Muritiba). Estou falando da Filarmônica Cinco de Março, a qual esta precisando de um esforço super partidário para levar em frente a reconstrução da sua sede.
As sinalizações positivas já começam a chegar reforçando a minha caminhada em apoio a Paulo José, Presidente da filarmônica.
Já enviei diversas mensagens a vários muritibanos, tendo recebido apoio de vários amigos que agora pessoa nominá-los: Witembergue, Arquimedes Costa, Heitor Fraga, Marco Oliveira e finalmente um novo amigo. Trata-se do vereador José Carlos Brandão, o qual gentilmente e respeitosamente atendeu o meu apelo.
O compromisso assumido pelo nobre Vereador, no meu entender, de liderar um movimento em favor da filarmônica na Câmara de Vereadores, oxigena as minhas esperanças.
Esperança de ver florescer um movimento super partidário semelhante ao que aconteceu no ano de 1959, quando a Filarmônica Lira Popular Muritiba venceu o primeiro concurso de banda do Estado da Bahia.
Naquela ocasião as nossas valorosas filarmônicas sepultaram de vez rivalidades históricas. Os principais músicos da Filarmônica Cinco de Março se juntaram aos das Filarmônicas Lira Popular Muritibana, formando assim uma só banda para representar o município de Muritiba.
O saudoso maestro da Filarmônica Cinco de Março Raimundo Silva Santos, cariosamente tratado como Mestrança, ou Mundinho Flautin, calçou a sandália do pescador e humildemente tocou a sua flauta sob a regência do também saudoso maestro Francisco José Teixeira, simplesmente chamado de mestre Teixeira.
A cidade toda se magnetizou em frente ao velho rádio para ouvir a apresentação da nossa banda, que com a exercussão das partituras: dobrado Petrônio Gomes; Liberdade; Chimarrão (um maxixe) e uma valsa, se destacou diante das demais bandas.
Ganhamos a premiação a qual encheu de jubilo todos nós muritibanos.
Na chegada da nossa banda o povo correu para recepcionar todos os componentes. Tinha gente de todas as camadas sociais, a esperar a banda desde a localização do antigo SENAI. O povo cantou e dançou durante todo o desfile cívico pelas ruas da cidade.
Isto sim, foi a Vitória não só da banda, mais dos valores culturais da cidade.
A lembrança deste acontecimento só fez lembrar uma das frases do pensador "Henry Ford".
"Se todo mundo está a avançar juntos, então o sucesso cuida de si mesmo''.

Como bem disse José Carlos. Ele tem muita vontade de contribuir com o crescimento econômico, social, político e cultural da nossa terra.Felizmente este sonho não é só dele. È de todos nós muritibanos que realmente amamos a terra.
Independente das ações dos poderes público local, existem ações promovidas por outras pessoas a exemplo de Maria Tereza - Superintendente do trabalho – SETRE, filha da terra, a qual levou para Muritiba os Cursos do Qualifica Bahia e Juventude Cidadã, os quais habilitou várias pessoas para o mercado de trabalho.
Outra ação que poderia ser desenvolvida é baseada no programa de economia solidária . Sobre este assunto eu e SUED tivemos oportunidade de no ano de 2008 de falar com Dr. Nilton Vasconcelos, oportunidade em que ele deixou claro que as portas da Secretaria do Trabalho do Estado, estão abertas.
Precisamos como brasileiros, que têm comprometimento social, trabalhar para que as pessoas se libertem do bolsa família, e tenham como produzir a sua renda, Através de mecanismos profissionalizantes, para assim atingir os seus objetivos.
Que se libertem do clientelismo que pressiona vinte quatro horas, as pessoas que tem cargo público e muitas vezes leva os políticos a se ausentarem,da cidade, para fugir desta pressão cotidiana. Sobre este assunto eu já tive oportunidade de conversar com Dr. João (Do distrito de São José) .

Tem um ditado que a esmola humilha ou vicia as pessoas.
Precisamos colocar em pratica um trabalho baseado na economia solidária. Procurando identificar junto a população a sua vocação profissional. Dando continuidade ao trabalho realizado pelo Colégio Castro Alves com o apoio de Maria Tereza.
Precisamos incentivar a geração de renda para as pessoas e só assim estaremos resgatando a sua auto estima.
"Um idealista é uma pessoa que ajuda os outros a prosperar". Henry Ford
É irmanados no tema da reconstrução da sede da Filarmônica Cinco de Março é que eu quero sugerir o prosseguimento de um trabalho visando o desenvolvimento do município.
Lembro ainda uma frase de Henry Ford, a qual se não a memória não me falha, diz o seguinte:
"Não me importa na vida, não são as oportunidade perdidas, mais as vezes que deixei de assumir responsabilidades".
É esta responsabilidade que desejo que todos os vereadores assuma, no sentido de encontrar com o poder executivo uma solução imediata para reconstrução da sede da cinco de março.
Que todos os vereadores se posicionem e deixem claro de que lado quer ficar, ou seja ao lado de todos filhos que amam a terra e deseja a preservação dos seus valores culturais e de seu desenvolvimento, ou do lado do atraso, vestido o fardamento de coveiros, no sepultamento do desenvolvimento de Muritiba. Desejo que todos estejam num só grupo, sem individualização de G6; G5 ou outros mais, ou seja, o grupo da preservação da coisas boas da terra. Vamos virar a página feia da história. Vamos escrever doravante páginas bonitas com a participação super partidária de todos os muritibanos.
Fica aqui mais uma frase de Henry Ford para reflexão.
"Uma das maiores descobertas que o homem faz, uma de suas maiores surpresas, é achar que ele pode fazer o que ele tinha medo que ele não podia".
Para as pessoas que tem objetivos políticos, vai mais uma frase para reflexão.
"Se todos estão indo adiante juntos, então o sucesso encarrega-se de si mesmo" Henry Ford
Vamos continuar na nossa luta, conclamando o máximo de pessoas a participar desta caminhada.
QUE DEUS NOS AJUDE NESTA CAMINHADA.
Nelson Brito
Related Posts with Thumbnails