ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E MUSICAL 5 DE MARÇO

Fundada em 05/03/1897 é uma instituição sem fins lucrativos considerada de Utilidade Pública Municipal Lei nº 724/2005 de 22/12/2005 e Utilidade Pública Estadual Lei nº 9996 de 10/01/2006 que mantém uma Escola de Musica com ensino gratuito e uma banda de musica formada por jovens na Cidade de Muritiba, no recôncavo baiano .
E-mail: filarmonicacincodemarco@bol.com.br e filarmonicacincodemarco@gmail.com



ACESSOS AO NOSSO BLOG:

acesso gratis

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Orquestra Afro sinfônica no Largo do Pelourinho

Em 2000, a partir de um Concerto com a Jazz Sinfônica na cidade de São Paulo, o maestro baiano Ubiratan Marques, então regente da orquestra, percebeu que, ultimamente a maioria das orquestras continuavam a seguir o mesmo padrão europeu em formação e repertório. A partir daí pensou em criar algo genuinamente brasileiro, baiano, fazendo uma fusão entre o Jazz e os conceitos europeus e americanos sinfônico, porém buscando a personalidade regional, promovendo novas tendências e novos repertórios. Permanecendo com a mesma estrutura de uma orquestra tradicional, com todos os seus nipes de cordas, madeiras, metais e percussão, porém incorporando alguns instrumentos regionais, como xequerês e tambores. Mas, o principal está, certamente, no resultado musical, unindo o peso e as nuances sinfônicas à personalidade particular dos arranjos africanos. Com a formação de um centro de estudos de música criado por ele em 2007, o Núcleo Moderno de Música, ficou mais viável desenvolver a sua idéia da Orquestra, pois poderia incluir seu alunos, professores e músicos interessados. Dessa maneira, estabeleceu-se, em meados de 2008, a Orquestra Afro Sinfônica. “O Brasil é muito carente de formações clássicas grandes e até mesmo pequenas. A ênfase sempre foi de formação de grupos pequenos. A Afro Sinfônica vai possibilitar fazer música brasileira com grupos menores, cameratas e cantores, sem ter a obrigatoriedade de ser erudito, democratizando, assim, um caráter único e inédito no Brasil. É a expansão da identidade brasileira, que é muita marcada pela regionalidade, sem perder a personalidade baiana e todas as heranças inseridas nela.”
Em 10 de Dezembro de 2009 fez a sua estréia no Teatro Sesc no Pelourinho, sendo ovacionados por 5 minutos de aplausos pelo público.
O QUÊ: ORQUESTRA AFRO SINFÔNICA
QUANDO: SEGUNDA-FEIRA, 14/06
ONDE: ESCADARIA DA FUNDAÇÃO CASA DE JORGE AMADO, LGO DO PELOURINHO
HORAS: 19H
Related Posts with Thumbnails