ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E MUSICAL 5 DE MARÇO

Fundada em 05/03/1897 é uma instituição sem fins lucrativos considerada de Utilidade Pública Municipal Lei nº 724/2005 de 22/12/2005 e Utilidade Pública Estadual Lei nº 9996 de 10/01/2006 que mantém uma Escola de Musica com ensino gratuito e uma banda de musica formada por jovens na Cidade de Muritiba, no recôncavo baiano .
E-mail: filarmonicacincodemarco@bol.com.br e filarmonicacincodemarco@gmail.com



ACESSOS AO NOSSO BLOG:

acesso gratis

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia convoca 183 Filarmônicas para credenciamento

Cerca de 183 entidades filarmônicas deverão entregar até o dia 28 deste mês os documentos necessários para participar do Programa de Fomento às Filarmônicas que será lançado no dia 30 de maio no Teatro Castro Alves, durante a abertura do IV Encontro de Dirigentes Municipais do Estado da Bahia. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA, através da Fundação Cultural Estado da Bahia – FUNCEB, com investimento de R$ 4 milhões. A lista das 183 entidades cadastradas está disponível no site da Secretaria, www.cultura.ba.gov.br, ou no site da FUNCEB, www.funceb.ba.gov.br .
Arnaldo Almeida, coordenador do Núcleo de Filarmônicas da Diretoria de Música da FUNCEB destaca a importância para a entrega dos documentos na data. “As filarmônicas que não entregarem a documentação até o prazo estipulado não poderão ser contempladas pelo Programa no ano de 2010”, explica.
Os documentos necessários são: Cópia do Estatuto e/ou Ata de Fundação da entidade requerente e alterações, se houver, incluindo ata de designação do representante legal; cópia do RG e CPF do representante legal; certidão de adimplência com a Secretaria da Fazenda Estadual, Receita Federal, INSS e FGTS; CD com pelo menos 10 fotos (com resolução mínima de 300 DPI) da Filarmônica e Histórico da Filarmônica. O coordenador explica também a importância de entregar os documentos de forma correta. “Somente serão aceitos documentos enviados pelos Correios ou serviço similar de entrega com data de postagem até o dia 28 de maio de 2010”, afirma.
Programa – Através dos últimos dados, em todo Estado da Bahia existem 183 Filarmônicas cadastradas desde 2009. Elas estão presentes nos 26 Territórios de Identidade e sediadas em 170 municípios, mobilizando aproximadamente uma faixa de 4.500 músicos e 8 mil alunos. A partir desse dado, a SecultBA incentiva a continuidade dessas ações já existentes, possibilitando que essas entidades credenciadas pela FUNCEB possam receber recursos para apoio.
O Programa fornecerá apoio de até R$ 30 mil para cada Filarmônica, que poderá adquirir instrumentos musicais, fardamento, acessórios para instrumentos musicais, bem como realizar a reforma de instrumentos musicais.
História – No Estado, as Filarmônicas desempenham um fundamental papel no âmbito cultural baiano, sempre presente em eventos cívicos, religiosos e festas populares. Elas possuem um papel importante para a educação musical de cidadãos residentes em seus municípios e para a profissionalização de músicos e sua inserção no mercado de trabalho local e regional. Além disso, as sedes de muitas filarmônicas reúnem boa parte da memória musical do Estado.
No Brasil, a história das Filarmônicas tem seu início com a chegada de Dom João VI quando a banda da Armada Real de Portugal veio acompanhando a Corte. Na Bahia, a Sociedade Filarmónica Erato Nazarena é uma das mais antigas. Criada em 1863 na cidade de Nazaré das Farinhas, a Filarmônica é uma das mais atuantes no estado.
Fonte: Ascom Funceb
Related Posts with Thumbnails