ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E MUSICAL 5 DE MARÇO

Fundada em 05/03/1897 é uma instituição sem fins lucrativos considerada de Utilidade Pública Municipal Lei nº 724/2005 de 22/12/2005 e Utilidade Pública Estadual Lei nº 9996 de 10/01/2006 que mantém uma Escola de Musica com ensino gratuito e uma banda de musica formada por jovens na Cidade de Muritiba, no recôncavo baiano .
E-mail: filarmonicacincodemarco@bol.com.br e filarmonicacincodemarco@gmail.com



ACESSOS AO NOSSO BLOG:

acesso gratis

quarta-feira, 24 de março de 2010

RIO DE CONTAS É ELEITA A CIDADE DA CULTURA 2010

Localizada a 783 quilômetros de Salvador, Rio de Contas – município baiano de quase 14 mil habitantes – é a Cidade Baiana da Cultura 2010. Com pouco mais de mil e cinqüenta quilômetros quadrados, Rio de Contas obteve a maior pontuação na soma das notas recebidas pelos cinco membros da comissão – que seguiram rigorosamente o regulamento. Em 2º, 3º e 4º lugares ficaram Cachoeira, Jacobina e São Francisco do Conde, respectivamente.

A escolha da cidade considerou a qualidade e viabilidade do programa cultural apresentado, a contribuição para o fomento da inovação artística e a criação de novas formas de ação e de diálogo cultural, a participação das camadas sociais menos favorecidas economicamente em ações que contribuam para a sua inclusão social e cultural, o fomento ao turismo cultural de qualidade, o grau de coesão social (participação do poder público, iniciativa privada e sociedade civil) em torno da candidatura da cidade, entre outras questões.

Para eleger a cidade cultural da Bahia foram necessários cinco encontros, entre os últimos dias 04 e 17 de março. A Comissão - composta por Ivanna Soutto, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; Soraia Sena, do Fórum Estadual de Turismo; Normelita Oliveira, do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia; José Carlos Oliveira, da Secretaria de Turismo do Estado; além do coordenador André Reis - se reuniu no prédio da Secretaria de Turismo do Estado, na Av. Tancredo Neves, para análise de todos os formulários, CDs, DVDs, material de divulgação e demais itens enviados.

Para Normelita Oliveira, a experiência foi enriquecedora: “Queria, antes de tudo, parabenizar a Gtrês pela iniciativa. Fiquei encantada com o potencial dessas cidades. O concurso vai contribuir para a divulgação de lugares e riquezas que muitos ainda desconhecem, para a criação de políticas públicas e para fomentar e fortalecer a cultura na Bahia”, diz. Sobre a vencedora, destaca: “Rio de Contas é merecedora do título. Conferimos uma apresentação bastante técnica, objetiva e sensível”. Normelita acredita que a 2º edição do projeto contará com uma participação ainda maior das cidades. “Elas estarão mais preparadas para a defesa de suas candidaturas”, finaliza.

Com a cidade cultural eleita, os próximos passos da organização será a assinatura do Termo de Nomeação da CBC 2010 – marcada para este sábado, 27, quando a Comissão visita Rio de Contas; a apresentação do Comitê organizador da CBC, que vai ajudar a preparar a programação cultural do município; a criação do logotipo e demais símbolos da vencedora; a apresentação do programa oficial da cidade; a nomeação oficial de Rio de Contas como cidade baiana da cultura 2010; e o ato solene de abertura da CBC – os dois últimos eventos marcados para o dia 1º de maio.

Quinze Cidades Oito Territórios - Cachoeira, Rio de Contas, Itaparica, Santo Amaro, Cabaceiras do Paraguaçu, Serrinha, São Francisco do Conde, Jacobina, Sapeaçu, Seabra, Amargosa, Ilhéus, Itabuna, Maetinga e Jequié. No total, quinze cidades baianas se inscreveram na primeira edição do concurso Cidade Baiana da Cultura, que teve as inscrições encerradas no último dia 26 de fevereiro. As cidades representam oito territórios baianos: Vale do Jiquiriçá (Amargosa), Recôncavo (Cachoeira, Cabaceiras do Paraguaçu, Sapeaçu, São Francisco do Conde, Santo Amaro), Litoral Sul (Ilhéus, Itabuna), Metropolitana (Itaparica), Piemonte da Diamantina (Jacobina), Médio Rio de Contas (Jequié), Vitória da Conquista (Maetinga), Chapada Diamantina (Rio de Contas, Seabra) e Sisal (Serrinha). A divisão territorial da Bahia distingue os municípios por identidade cultural.

O projeto - O concurso Cidade Baiana da Cultura é inspirado em um projeto que surgiu na Grécia e visa o desenvolvimento social e econômico dos municípios baianos através da valorização e promoção do seu patrimônio e diversidade cultural. O município eleito ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, atrai investimentos públicos e privados nos setores de turismo e serviços, conta com o apoio da Gtrês na assessoria e captação de recursos para a montagem de uma programação cultural, além de outros benefícios. O projeto, que está em sua 1º edição, é uma realização da produtora Gtrês, do Grupo 3, com incentivo do Governo do Estado, através do Fazcultura e das Secretarias da Fazenda e de Cultura do Estado da Bahia.

*Saiba mais sobre Rio de Contas – Fundada em 1745, Rio de Contas é considerada um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais da Bahia. Tombada pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a cidade de Rio de Contas está situada a 1.200 metros de altitude e oferece turismo ecológico em montanha.

Uma das principais cidades históricas da Bahia, com 287 prédios tombados pelo patrimônio histórico nacional - em bom estado de conservação, Rio de Contas é uma das mais antigas jóias da Chapada Diamantina, dotada de grande beleza e acervo valioso. O município reúne atrativos como o pico das Almas, um dos pontos mais altos da Bahia, a cachoeira do Fraga, a ponte do Coronel, a Estrada Real e o povoado de Mato Grosso, com suas flores e hortaliças, além de casas centenárias e belas fachadas.

O artesanato de Rio de Contas é composto de finos bordados, peças de montaria em couro e metal, além das miniaturas em jacarandá. Os pratos típicos da terra são à base de tucunaré acompanhado de cortado de palma, godó de banana e o pequi com arroz. Os licores caseiros de frutas e a cachaça orgânica da região, a Serra das Almas, completam o cardápio.

A riqueza da cultura local pode ser apreciada durante as festas religiosas e populares. Entre elas estão o mais tradicional carnaval da Chapada Diamantina com concursos de máscaras, a lavagem da escadaria de Santana e a festa na Praça da Matriz. A festa do Santíssimo Sacramento, Corpus Christi, é comemorada há mais de um século com procissão que atravessa as ruas atapetadas de flores.

A festa de São Sebastião tem Puxada do Mastro e a festa do Divino Espírito Santo tem Cortejo do Imperador. Durante o Natal, as Pastorinhas cantam na igreja e depois, acompanhadas de tocadores, visitam as casas que têm presépios.

Related Posts with Thumbnails