
As Filarmônicas baianas desenvolvem um trabalho de grande importância social,civica e educacional,que é a manutenção gratuitamente de escolinhas musicais paraq jovens das comunidades onde estão inseridas.Em sua maioria, jovens carentes,que de outro modo não teriam condições de aprender e praticar o nobre oficio da música.
Amor,sacrificio,abnegação e desprendimento.Essas quatro palavras definem bem o trabalho desenvolvido pelas inúmeras filarmônicas do interior baiano,em sua maioria sociedades civis sem fins lucrativos,muitas delas centenárias,que desenvolvem seu trabalho baseado no voluntariado,na dedicação e na devoção a uma causa maior:a música.
Essa renúncia e esse devotamento tem sido responsáveis pela preservação e continuidade de uma das mais caras e luminosas tradições da cultura interiorana da Bahia: a execução de hinos,marchinhas,dobrados,valsas,polcas ,sonatas e outras peças musicais,por ocasião das datas civicas,festivas e comemorativas dos municipios.
Todo esse trabalho desenvolvido pelas Filarmônicas da Bahia merece por parte do Governo do Estado uma atenção maior.PRESERVAR AS FILARMÔNICAS BAIANAS É UM DEVER DE TODOS NÓS.